segunda-feira, 6 de julho de 2020

NÃO VAI PASSAR...

Por Gustavo Carvalho Lins

Depois de um bom tempo sem escrever um texto, resolvi, em plena pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (COVID-19), escrever algo sobre uma frase que todos os dias é dita em redes de rádio e televisão país a fora, e escrita com assiduidade: "Vai passar!". E, aí, eu me pergunto: Vai passar o quê?

Neste tempo de pandemia, muitos já disseram: 2020 é um ano perdido! Cancele o ano de 2020! E tantas outras expressões semelhantes a essas ou outras que chegam a ser um sacrilégio contra Deus e à Humanidade. Não concordo, mas respeito as opiniões.

Certamente, a comunidade científica vai encontrar um vacina, não para tirar o vírus SARS-CoV-2 de circulação, pois esse será tal qual tantos outros, que é combatido com ciclos de vacinação estipulado pelos órgãos de saúde, logo, não vai passar! O vírus continuará seu curso, como tantos outros. O que haverá é a prevenção.

Agora, o que não pode passar de jeito nenhum, foi essa parada salutar que essa pandemia proporcionou ao mundo. Esse puxão de freio de mão nas pretensões das nações. Essa sacudida na árvore para que aquilo que estava podre caísse e pudesse a árvore da vida, continuar sem sobrepeso. E um recomeçar. Nada de novo! Até porque a roda já está criada.

O que não pode passar é banho de humanidade que esse vírus proporcionou a todos os sere humanos. É um parar, o sair do automático do cotidiano e viver uma perspectiva de olhar o próximo, principalmente, os mais desvalidos. E essa pandemia veio escancarar as mazelas da sociedade mundial e um novo movimento da solidariedade.

Espero que após encontrar a vacina, e os ciclos de vacinação serem estabelecidos, não passe a solidariedade com os pobres, com os desempregados e fique a lição dada pelo vírus. E que o vírus Ágape se espalhe nas atitudes da humanidade renascida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário