quinta-feira, 9 de julho de 2020

VOCÊ NÃO É INSUBSTITUÍVEL

Por Gustavo Carvalho Lins

Em alguma vez na sua vida você ouviu ou se não ouviu, ouvirá: "Ninguém é insubstituível", principalmente, em ambientes de grande competição e, infelizmente, no ambiente empresarial. E, aí, como o filósofo Mario Sérgio Cortella pergunto: será?

A expressão "ninguém é insubstituível" é algo muito fechado, para o tamanho que você é, pela vida que Deus lhe concedeu. Portanto, você não é insubstituível, mas, aquilo que você faz pode ser que outra pessoa possa aprender e a fazer, não da da mesma forma, porque você é inédito, você exclusivo na sua essência de existir.

John Mayra Donne (1572-1631), poeta inglês, deixou um pensamento que cabe nesse texto: "A morte de cada homem diminui-me, porque eu faço parte da humanidade; eis porque nunca pergunto por quem dobram os sinos: é por mim." Isso porque, quando morre alguém, qualquer pessoa que seja, uma parte do ineditismo que a vida proporciona também se vai com essa pessoa, e essa pessoa não será substituída, por ela ser única e irrepetível.

Portanto, antes que os sinos dobrem por você, e tenha certeza que um dia isso acontecerá, pois somos finitos nesta terra. Seja mais amor, mais produtivo, acorde com a certeza de este dia é um presente único e seja pleno, seja 100% naquilo que faz, e, espero que faça para o bem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário