segunda-feira, 13 de julho de 2020

O AMOR É EXIGENTE!

Por Gustavo Carvalho Lins

Para amar o próximo tem que ser muito Homem e muito Mulher! Ainda mais dias em que é mais fácil odiar do que ter paciência, ter de escutar, ter de parar para dar atenção ao próximo. E isso num país em que as pessoas se dizem cristãs! Que contra-testemunho à fé que professam e contra-testemunho até à própria essência do ser humano racional!

E aqui vale ressaltar, e deixar o gostinho da leitura (para aqueles que não fizeram) da Carta Encíclica Deus caritas est escrita pelo Papa Bento XVI, em que esse faz uma profunda reflexão desse amor que não se esfarela no primeiro conflito, porque amar é algo a ser construído, e construção leva ao tempo, principalmente quando envolve outra pessoa, assim ensina Bento XVI: "recordemos o vasto campo semântico da palavra « amor »: fala-se de amor da pátria, amor à profissão, amor entre amigos, amor ao trabalho, amor entre pais e filhos, entre irmãos e familiares, amor ao próximo e amor a Deus. Em toda esta gama de significados, porém, o amor entre o homem e a mulher, no qual concorrem indivisivelmente corpo e alma e se abre ao ser humano uma promessa de felicidade que parece irresistível, sobressai como arquétipo de amor por excelência, de tal modo que, comparados com ele, à primeira vista todos os demais tipos de amor se ofuscam. Surge então a questão: todas estas formas de amor no fim de contas unificam-se sendo o amor, apesar de toda a diversidade das suas manifestações, em última instância um só, ou, ao contrário, utilizamos uma mesma palavra para indicar realidades totalmente diferentes?" E para quem é curioso fica a dica da leitura.

Uma pessoa que revolucionou o seu mundo, e sua mensagem, perdura até os dias atuais, foi Jesus Cristo. E a revolução deixada por Jesus é a do amor. E um amor exigente! No sentido de em dos Evangelhos ele exemplificar bem: "Se alguém lhe der um tapa na face, oferece a outra". Imagine isso nos dias de hoje? No Brasil de hoje? Onde é mais fácil você levar um tapa na face e dar ou levar um tiro com a mão. 

A revolução deixada por Jesus, foi com o amor. Repito: o amor é exigente! A ponto de São Francisco de Assis dizer que "o Amor não é amado!". O amor que muitos conhecem é o amor meloso, doce até demais, o amor que diz sim a tudo, mas isso não é amor. O amor é exigente. O amor, às vezes, diz não. Você que é pai ou mãe, com certeza já disse muito não a seus filhos, mas por amor.

Há necessidade de novas atitudes para novos tempos, e atitudes de amor, tal como Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, e tantos outros exemplos de amor vivo para com o próximo. O amor que dá com uma mão e com a outra oferece mais amor.

O amor é exigente! E você é exigente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário