terça-feira, 14 de julho de 2020

ONDE TENHO INVESTIDO MEU TEMPO?

Por Gustavo Carvalho Lins

Inicio este texto com uma reflexão feita pela atriz Fernanda Montenegro: "A beleza só importa nos primeiros 15 minutos. Depois você tem que ter algo a mais a oferecer." E dessa reflexão engato na palavra vaidade.

Assim ensina o livro do Eclesiastes: "Vaidade de vaidades! — diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade." E diante desse ensinamento e reflexão da atriz, fica a pergunta: onde estou investindo meu tempo? Tempo que não volta mais, tempo tão fulgaz...

Você já parou para verificar que muitas pessoas investem seu tempo e dinheiro no vazio? Sim! No vazio, porque a origem da palavra vaidade vem do Latim vanus, “vazio, ocioso”, do Indo-Europeu wa-no-, de uma raiz eue-, “deixar, abandonar, desistir”. A fim de dar robustez que as vaidades do tempo moderno duram um momento e após disso o que fica?

Onde estou investindo meu tempo? Cuidado que a vaidade é o primeiro pecado capital. Sendo um dos motivos da expulsão de Lúcifer do céu, pois esse queria tomar o lugar de Deus. A vaidade pode nos levar a sensação de sermos auto-suficientes, sendo uma ilusão, pois num mundo tão plural, precisamos dos outros para ser o que sou: Gente!

Já escrevi que você é inédito, mas esse fato, não pode lhe dar o direito de ser superior aos outros. Você é uma flor no quinal de Deus, que somado a tantas outras, foram um belo jardim, pois a beleza está na diferença de cada pessoa.

Portanto, é necessário ter cuidado onde estou investindo meu tempo. Vaidade! Vai... idade... o tempo passa, e tem passado muito rápido...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário