sexta-feira, 10 de julho de 2020

O MUNDO IDEAL E O MUNDO REAL

Por Gustavo Carvalho Lins

Você já deve ter ouvido falar: "É preciso emagrecer! Eu poderia ser mais magro, mas tem que fazer dieta e exercício físico? Poxa!" E o texto de hoje, em tempos de pandemia, é sobre o mundo real e o mundo ideal, tenho dito isso para muitas pessoas que me cercam. 

Para se ter o mundo ideal, o corpo ideal, a vida ideal, é importante encarar a realidade. Posso ter o corpo ideal? Posso! Posso ter um planejamento de vida ideal, menos correria, menos estresse? Posso! Mas como chegar a esses propósitos (esses coloco como exemplo, mas você pode ter tantos outros)? Comece do óbvio, qual seja, de sua realidade. Você somente terá o ideal, ou será o ideal e/ou criará um ambiente ideal, qual você mover-se a partir de sua realidade.

"Ah! Mas isso dá trabalho!" Alguns dirão. E eu respondo, sim! Mas vale a pena. O poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista português. o Sr. Fernando Pessoa tem uma frase célebre: "Tudo vale a pena qual a alma não é pequena."

E para ter-se o ideal, é preciso encarar a realidade posta. Se você está gordo, mova-se! Parta de sua realidade, transforme-a! Se você quer ter ou ser isso ou aquilo, mude a partir de sua realidade.

Mas para isso, a sua alma não pode se apequenar nas desculpas. A sua alma não pode se comparar com ninguém. Até porque, assim como disse num texto passado, você é único e a sua alma também é inédita nesse mundo que Deus lhe deu para ser feliz!

Dificuldades aparecerão? Sim! Muitas, várias, mas para testar sua alma, testar seu corpo, testar seu ânimo. Mas como Pessoa, no término da jornada, você poderá olhar para trás e gritar a plenos pulmões: "Tudo valeu a pena, porque eu não fui medíocre, e minha alma é bem maior que todas coisas, maior do que eu!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário